Sistema dutoviário: como funciona esse tipo de transporte?

O transporte dutoviário (feito através de dutos) é hoje um dos modelos mais eficientes para o transporte de recursos naturais, sejam eles líquidos, sólidos ou gasosos. Ele conta com um investimento relativamente alto, mas que rapidamente se paga, graças a agilidade que ele proporciona.

E quando se fala do sistema aqui no Brasil, temos uma verdadeira referência mundial, especialmente quando se trata do transporte de petróleo e gás natural (ou oil & gas).

Para quem ainda não conhece esse sistema, que é verdadeiramente o que faz o país andar, vamos hoje explicar um pouco melhor sobre sua origem, funcionamento e modelos existentes.

 

A origem do transporte dutoviário

Os primeiros registros de seu uso remetem ao final do século XIX nos EUA, quando eles foram usados para transportar água e gás. Já no século XX, seu uso se intensificou, especialmente com o aumento da necessidade do rápido transporte de petróleo e derivados.

Com o tempo ele também passou a ser usado para outros tipos de materiais como produtos químicos, biocombustíveis e até minérios. Ele segue em constante expansão, com a expectativa de que possa transportar outros tipos de insumos e em um futuro (ainda distante), até mesmo pessoas, com o uso de cápsulas fechadas em mecanismos de duto a ar.

 

Como funciona o sistema dutoviário?

Para seu pleno funcionamento, precisamos de três elementos principais, sendo eles:

  • Dutos – são basicamente as tubulações que levam o produto de um lugar para o outro. Eles podem ser feitos de diversos materiais como concreto, plástico, aço ou ferro fundido, de acordo com a substância transportada, da pressão e da temperatura. Um ponto importante é que eles precisam normalmente de revestimentos interno e externo para evitar atrito e/ou corrosão;
  • Estações – estas são as unidades responsáveis pelo bombeamento ou compressão das cargas, além de manter a pressão e o fluxo adequados nos dutos. Elas ainda cuidam do tratamento, medição e controle de qualidade das cargas;
  • Terminais – são os pontos de origem e destino das cargas. Nelas, os produtos são armazenados, distribuídos ou transferidos para outros modais de transporte. Eles tanto podem ser refinarias, portos, aeroportos, centros de distribuição, etc.

 

Tipos de dutos

Existem três tipos de dutos, que são classificados de acordo com sua função. Os principais são:

  • Dutos de coleta – são os que conduzem cargas por curtas distâncias, interligando os pontos de produção com os terminais de origem. Estes dutos são menores em diâmetro, usam menos pressão e menos capacidade de transporte. Eles são conhecidos como coletores ou alimentadores;
  • Dutos de distribuição – eles também conduzem a carga por curtas distâncias, mas neste caso o transporte se dá entre os terminais de destino e os pontos de consumo. Estes são chamados de ramais ou redes;
  • Dutos de transporte – também chamados de troncos ou malhas, são os que tem maior diâmetro, pressão e capacidade de carga. Servem para transportar cargas através de longas distâncias, interligando os terminais de origem e de destino.

 

 

As vantagens e desvantagens do sistema dutoviário

Como todo sistema de transporte, ele apresenta vantagens e desvantagens, que devem ser considerados na hora de planejar e gerenciar a logística de seu negócio. Vamos entender melhor cada um deles:

 

Vantagens

  1. Eficiência e transporte ininterrupto – uma das suas principais vantagens é a alta capacidade de transporte, que permite deslocar grandes quantidades de carga. Além disso, como ele não depende de fatores externos como trânsito ou mau tempo, pode ser feito 24 horas por dia, sete dias por semana;
  2. Economia – ele possui baixo custo operacional, pois consome pouca energia, não necessita de tanta manutenção e dispensa mão de obra. Só que a economia vai além, já que elimina o risco de perda de cargas por roubo, evaporação ou vazamentos;
  3. Sustentabilidade – como ele não depende de veículos, a emissão de poluentes no meio ambiente é muito menor, diminuindo o impacto climático deste tipo de transporte.

 

Desvantagens

  1. Investimento – apesar de econômico, ele depende de um alto custo inicial. Afinal, requer a construção e a instalação de dutos, estações e terminais, que demandam tempo, recursos e licenças ambientais;
  2. Pouca flexibilidade – como falamos de um sistema rígido, ele depende de uma infraestrutura fixa e específica e que não pode ser alterada ou adaptada facilmente. Além disso, ainda temos o problema de que ele ainda não atinge todas as regiões e mercados;
  3. Riscos – apesar de ser mais sustentável, ele apresenta também riscos à natureza por conta de acidentes, falhas ou até mesmo sabotagens, que podem resultar em vazamentos altamente prejudiciais ao meio ambiente. Isto faz com que seja indispensável um bom serviço de manutenção preventiva e preditiva para minimizar esta possibilidade de evento.

 

 

Situação do transporte dutoviário no Brasil e considerações finais

O Brasil lida com uma situação bastante curiosa, pois ao mesmo tempo que o sistema ainda é relativamente pequeno para atender às suas necessidades, quando falamos do transporte de petróleo e gás natural, temos um dos mais importantes e desenvolvidos do mundo.

E aqui na Blank IT, nós fazemos parte deste processo de crescimento do sistema dutoviário nacional, através de nosso trabalho com uma importante e tradicional empresa do setor de petróleo e gás natural.

Atuamos na manutenção de dutos, visando justamente manter o sistema em pleno funcionamento, na parte operacional ao fazer a comercialização e logística de biodiesel e enxofre, além da parte estratégica, ao lidar com a importação e Exportação de Petróleo e seus derivados.

Estes são apenas alguns exemplos da nossa atuação no setor que mostram um pouco de nossa expertise na área.

Precisa de uma equipe qualificada e pronta para atender a todas as suas necessidades no setor de petróleo e gás natural? Entre em contato com a Blank IT e saiba mais sobre o que podemos fazer pelo seu negócio.

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